Desenvolvedor: Espaço Informática
Data: 2001
Sistema: Windows
Há, ainda hoje, uma incerteza natural para o game designer brasileiro quanto ao futuro que está reservado para a sua produção. São dias, meses e anos de dedicação integral a uma criação que pode se transformar em um sucesso sustentável, como visto em alguns exemplos deste livro, ou em obras fantásticas com um resultado de vendas decepcionante, que mal cobre os gastos com o desenvolvimento do game.
Hades 2 está entre as produções que deixaram felizes seus criadores, com uma vendagem bastante expressiva, que permitiu ao time de profissionais dar continuidade aos seus sonhos, vivendo de games no Brasil.
Como explanou o escritor C. Aquino, no blog Retina Desgastada, em setembro de 2010, “pouca gente sabe, mas a Espaço Informática foi pioneira na indústria nacional e uma das primeiras a conseguir colocar um jogo lá fora, com Hades 2”.
https://blog.retinadesgastada.com.br/2017/04/brasil-dos-jogos-invent4.html
Augusto Bülow, game designer da empresa, comentou o fato com o repórter: “Nosso primeiro jogo Hades 2 foi criado entre 1998 e 2000. Foi um tiro no escuro, perseguir um sonho. Como uns caras no interior do Rio Grande do Sul achavam naquela época que conseguiriam vender seus jogos mundo afora? Acreditamos na ideia, aprendemos em cada processo e trabalhamos muito. Erramos. Acertamos. Passamos por todas as dificuldades possíveis”, rememorar o desenvolvedor, lembrando que, naquele tempo, “o mundo era diferente, os jogos eram vendidos em caixinha, em lojas físicas. A internet ainda dava os primeiros passos”.
Hades 2 era um jogo de tiro em primeira pessoa que seguia em desenvolvimento pela empresa, composta pelos profissionais Augusto Bülow, programador, Gustavo Bülow e Mauricio Lucas, artistas, e pelo compositor Márcio Stein. Como todo profissional apaixonado pela linguagem dos games, estes jovens ansiavam pela chance de “viver de games” no país.
O roteiro, embora seguisse o padrão das ficções científicas com conflitos entre diferentes seres, não fazia feio na construção narrativa do projeto: “Localizada no planeta Plutão, Antauros é uma das bases mais importantes da Federação Universal. No ano de 2356, o exército Grogr invade Antauros. O jogador deve defender Antauros completando missões atribuídas pelo Comando Central”, resumem as informações do jogo, retiradas do The Internet Archive.
https://archive.org/details/Hades2_1020
“Você está dentro deste furacão e este não é lugar para covardes; onde a única certeza é a morte, matar ou morrer. O computador central lhe enviará instruções para ajudar a manter a base, mas antes, tente sobreviver – se puder”, sentencia o comunicado, convocando o jogador à luta.
O time de desenvolvimento se empenhou arduamente na produção do game, na intenção de construir um projeto à altura de suas intenções e da expectativa do mercado. “No final do processo de dois anos de desenvolvimento, veio a recompensa pela insistência, pelo esforço”, explicou Bülow. “Fechamos nosso primeiro jogo, e conseguimos vendê-lo no mercado nacional, e também em alguns países no exterior”, relembrou.
Imodesto, Bülow não escondeu o orgulho do resultado obtido e do que isso representou para seu time naquele momento: “Mostramos qualidade, capacidade, e então conseguimos outros projetos. Aqueles carinhas no interior conseguiram, e agora tinham seus jogos rodando pelo mundo”, ressaltou.
“Hades é um jogo onde você vê através do personagem principal, usa armas e equipamentos em cenários 3D onde acontecem as batalhas contra seus inimigos”, informa o arquivo de divulgação do projeto, destacando a modalidade FPS, já bem conhecida dos jogadores de computadores após a abrangência alcançada por games como DOOM e similares.
“A tecnologia utilizada na criação de Hades permitiu uma grande riqueza de detalhes em cenários, armas e personagens, tornando o jogo mais realista e emocionante”, esclarece o texto, destacando que a configuração mínima para utilização do jogo é Pentium II ou K6II com 64MB de RAM.
“A configuração recomendada é Pentium III com 64 MB de RAM, acelerador adaptado 3D embora, com um equipamento inferior você possa jogar, mas a ação não será a mesma”, enfatiza.
https://alchetron.com/Hades-2
Da mesma forma como já observado em texto anteriores, o time de desenvolvedores se deparou com muitos entraves e dificuldades, dada a limitação de recursos da época. Com a Espaço Informática não foi diferente e algumas soluções exigiam várias etapas adicionais para resolução, como descreve Bülow em sua defesa de Mestrado Sistematização de Conhecimentos para o Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Digitais Interativos, de 2011:
“Nos jogos Hades 2 (1999), Matchball Tennis (2003), Der Pferderennstall(2004), Winguel (2005), Thorougbred Tycoon (2006) e FarmVet (2007), desenvolvidos pela Espaço Informática (experiência própria do autor) os modelos foram utilizados nas engines GameStudio da empresa Conitec. Para tanto, os ambientes tinham que ser desenvolvidos em softwares próprios da engine, extremamente restritivos, que não permitiam sequer o uso de objetos com superfícies côncavas. Os personagens e objetos virtuais tinham que ser importados no formato mdl, um tipo de arquivo que não é exportado diretamente a partir do 3ds Max, o que resultava em um processo complexo e demorado no uso dos modelos 3D”.
https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49086/000826296.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Ao site Nonada, o desenvolvedor relataria o bom desempenho do game no mercado brasileiro e sua aceitação no exterior: “O primeiro, e um dos seus maiores sucessos, é o FPS Hades 2, de 1999, que conseguiu um bom reconhecimento e vendeu bastante (Cerca de 50.000 cópias só no Brasil), uma vez que acompanhava aquelas revistas especializadas na área, que eram encontradas em tabacarias também”, comentou, em conversa com o jornalista Rafael Gloria, em setembro de 2010.
“Foram dois anos que a gente ficou produzindo e investindo do nosso bolso. Deu certo, funcionou exatamente como a gente queria: como um cartão de visitas” explica Augusto ao interlocutor.”Uma empresa inglesa viu o potencial da então Espaço Informática e os contratou para fazer um novo jogo, além de distribuir o Hades 2 na Europa”, relata a matéria online de Gloria.
Detalhes da produção de um jogo
Para comemorar os 10 anos do projeto, a Espaço Informática disponibilizou o game Hades 2 em domínio público e ofereceu o download gratuito do jogo no dia 20 de setembro de 2009. O pacote de distribuição incluía um manual em português em formato digital.
Uma aparente confusão em relação à data oficial de lançamento do jogo se encontra replicada em diversos sites, com anos diferentes de lançamento, mas os desenvolvedores esclarecem os conflitos em relação à produção do projeto: “Hades 2 é um projeto iniciado em maio de 1999 e concluído em dezembro de 2000. O lançamento está previsto para ocorrer em junho de 2001”, escreveram no site oficial do game, antes da chegada do jogo ao mercado.
http://www.espacoinf.com/hadei.html
Ficha Técnica
- Data de lançamento: 2001
- Publicadora: Espaço Informática
- Dispositivo/Console: PC
- Gênero: FPS
- Número de jogadores: Um jogador