Sabia que alguns games brasileiros tiveram excelente venda no exterior e seus produtores jamais receberam por isso? Que o game com melhor retorno financeiro para Renato Degiovani não foi Amazônia – seu projeto mais famoso – mas um game sobre política? Que é muito comum os designers brasileiros criarem games com engine própria e depois precisarem recriá-los do zero para se adaptarem às inovações tecnológicas e atualizações do projeto?
Estas e muitas informações sobre a produção de games genuinamente brasileiros são pouco conhecidas e divulgadas, o que mostra a necessidade de resgate da memória do game design nacional e seus criadores, que arduamente desenvolvem e lançam games em busca de seu espaço no mercado global do entretenimento digital.
Em 2025, Renato Degiovani e Kao Tokio deram início ao projeto editorial IndieBrasilis, voltado a registrar a história dos games brasileiros, dos designers e estúdios nacionais e de curiosidades do setor, por meio de um livro e outros recursos voltados a complementar esse importante legado da indústria no país.
O livro conterá um apanhado representativo das produções brasileiras, desde o começo dos anos 80, até o ano de 2024. Será complementado e incrementado por este site, que abarcará os jogos que, por alguma razão não entraram no livro e mais segmentos também importantes, mas que ficaram de fora do projeto original, tal como experiências de jogadores (espaço Eu Joguei), desenvolvimento histórico de ferramentas de construção e apoio à produção, bate papo com autores sobre suas obras e experiências e tudo mais que ajudar na compreensão dessa atividade.
Mesmo existindo uma produção séria de games, desde o começo da informatização pessoal, o setor nunca teve o respeito necessário e principalmente um registro histórico abrangente dessas produções e seus criadores, os verdadeiros heróis da indústria brasileira de games.