Desenvolvedora: Icon Games

Data: 2005

Sistema: Windows

No momento em que esta obra está sendo escrita, há um debate público acerca dos benefícios para jovens e crianças em permanecer por menos tempo longe das telas dos dispositivos digitais. Segundo reportagens, as crianças passam a interagir mais umas com as outras e as brincadeiras, muitas vezes relegadas a segundo plano ou totalmente esquecidas, começam a retornar ao cotidiano nos horários livres.

Dentre as dinâmicas lúdicas do passado, o jogo de bolinhas de gude também acabou substituído por outros interesses, dos desenhos animados aos games. E foi por meio dos games que a atividade reencontrou o público infantil e adultos saudosos de ‘estecar’ as bolinhas de vidro, com o jogo Bola de Gude, da Icon Games, lançado em 2005.

“Alguém poderia até dizer que o computador e os videogames contribuíram para relegar ao (quase) esquecimento as bolinhas de gude. Porém, SLotman, apelido do programador José Lucio Mattos da Gama, um carioca de 31 anos, viu na tecnologia dos games uma forma de preservar a brincadeira. Com a cara e a coragem – leia-se: sem verba do governo ou a ajuda de uma equipe – ele criou o game Bola de Gude”, escreveu o jornalista Théo Azevedo, em reportagem publicada n o site Overmundo, em agosto de 2006.

http://www.overmundo.com.br/overblog/bola-de-gude-a-tecada-certeira

“Bola de Gude é um jogo totalmente em terceira dimensão, que recria a diversão do tradicional jogo de bolas de gude no computador”, afirma a divulgação do game, presente no site oficial da desenvolvedora. “Ambientado em cenários típicos do jogo (em calçadas, na terra, etc), o jogo conta com belos gráficos em 3D para resgatar o clima do tradicional jogo”, informa o site.

https://www.icongames.com.br/gude.htm

José Lucio Mattos da Gama, conhecido no meio desenvolvimentista de jogos e entre amigos como como SLotman, é o criador do projeto. A história tem início no momento em que o desenvolvedor retornou à escola em que estudava na infância e onde investiu muitas horas entre amigos jogando bolinhas de gude. “Resolvi dar um passeio para relembrar os tempos de infância e qual foi minha decepção ao ver que todos os terrenos foram cimentados! Não dava mais para jogar bola de gude lá”, comentou, em entrevista concedida ao mesmo Théo Azevedo, no site Uol, em junho de 2006. “Na hora, veio a ideia de recriar o jogo no computador – pois como nessa escola muitas crianças, atualmente, não têm onde jogar ou sequer sabem que jogo é esse”, declarou.

https://www.uol.com.br/jogos/reportagens/ultnot/ult2240u82.jhtm

“E foi a tecnologia do entretenimento eletrônico que permitiu ao programador carioca José Lucio ‘SLotman’ Mattos da Gama, da Icon Games, desenvolver ‘Bola de Gude’, com um clima tão casual quanto aquele que envolve o ato de desenhar um círculo no chão para brincar com as pequenas esferas”, analisa a redação do Uol, em artigo publicado também em junho de 2006.

“São três modalidades: em Buraco, o objetivo é, com a sua bolinha, acertar dentro de um círculo as demais que encontram-se espalhadas pelo cenário. Cada acerto vale um ponto e o jogador só perde a vez quando errar; já em Búlica, é preciso acertar as esferas dentro de vários círculos espalhados pela fase. Percorridos todos os círculos, o jogador vira o ‘papão’ e pode ‘tecar’ os adversários – ou seja, acertar as bolinhas, destruindo-as; por fim, Mata-Mata é o equivalente ao deathmatch dos games de tiro: ganha quem ‘tecar’ o maior número de esferas”, explica a notícia online.

https://www.uol.com.br/jogos/analises/pc/ult398u276.jhtm

“Graças aos gráficos 3D caprichados, a sensação ao jogar Bola de Gude é muito próxima ao jogo real. O jogador seleciona a direção para lançar a bolinha de gude e após, precisa acertar a força no medidor de intensidade”, sentencia o informativo do site Jogos Daqui, de novembro de 2005.

https://jogosdaqui.github.io/2005/11/21/bola-de-gude

” Desenvolver esse jogo foi uma loucura”, revelou SLotman no bate-papo de 2006 com Théo Azevedo. “Eu tinha começado a desenvolvê-lo quando soube do concurso JogosBR, então resolvi inscrevê-lo. Infelizmente, a proposta não foi selecionada para receber verba, mas mesmo assim resolvi prosseguir com o desenvolvimento. Foi um ano inteiro de madrugadas em claro, ralando e ainda tendo que levantar no dia seguinte para ir ao ‘trabalho'”, rememorou.

SLotman ainda comentaria que “o investimento no jogo foi zero”: “Eu literalmente não tinha verba alguma para contratar ninguém, então tive que me virar e fazer tudo sozinho. Tudo que está no jogo – modelos 3D, músicas, gráficos 2D, efeitos sonoros (o barulho de colisão das bolinhas eu gravei com microfone, batendo uma bolinha na outra) -, absolutamente tudo, foi feito por mim”, declarou ao repórter.

O reconhecimento pela qualidade do projeto pessoal de SLotman não demorou a confirmar a excelência da novidade: “Primeiro lugar no Festival de Jogos Acadêmicos realizado na CDG-Rio 2006; Segundo lugar no Festival de Jogos Independentes realizado no SBGames’05 na USP; ‘Imagem do dia’, no site DevMaster.net; Prêmio Estrela de Ouro, com nota total de 98%, no Bytten Independent Game Reviews; ‘Jogo Mais Original – 2006 Ernie Awards’, no Bytten Independent Game Reviews”, elenca a informação disponibilizada pela enciclopédia livre online Everybody Wiki.

https://pt.everybodywiki.com/Everybodywiki:Sobre

Bola de Gude foi e continua sendo uma grande referência do game design simples e funcional criado por brasileiros para todo o mundo.

Ficha Técnica

  • Data de lançamento: 2005
  • Desenvolvedora: Icon Games
  • Dispositivo/Console: PC
  • Gênero: Casual
  • Número de jogadores: Um a quatro joagadores

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