Surrealidade é um jogo de aventura point-and-click criado por Dimitri Kozma em 1999, em colaboração com uma pequena equipe apaixonada pelo surrealismo. Apesar de ter sido desenvolvido no fim dos anos 90, a primeira versão de Surrealidade só foi publicada oficialmente em meio físico em 2003, por meio da Revista do CD-ROM, edição número 90. Essa edição teve distribuição discreta, sem grande visibilidade, o que contribuiu para que o jogo se tornasse um título cult entre fãs brasileiros. É de fato uma edição difícil de ser encontrada mesmo nos sites de retrogames.

Com o passar dos anos, Surrealidade foi mantido vivo por sua singularidade, narrativa enigmática, cenários oníricos, interações com objetos estranhos, múltiplos finais e era lembrado como uma obra obscura, cultuada pelas suas ambições artísticas.

O ambiente do jogo é um dos seus maiores diferenciais. Em vez de seguir uma lógica tradicional de aventura, Surrealidade se desenrola em espaços que parecem sonhos fragmentados: corredores intermináveis que não levam a lugar algum, salas que se transformam diante dos olhos do jogador, quadros que ganham vida, objetos cotidianos que se comportam de forma inesperada e paisagens que mesclam realidade e abstração. Essa estética foi fortemente inspirada pelos trabalhos de Salvador Dalí e René Magritte, trazendo para a tela elementos como relógios derretidos, portas que abrem para o vazio, estátuas que conversam e criaturas bizarras que parecem saídas do inconsciente coletivo. Cada cenário funciona como uma metáfora visual, levando o jogador a refletir sobre conceitos de lógica, identidade, memória e medo.

Essa atmosfera imersiva cria uma sensação de estranhamento constante: não existe uma linearidade clara, e o jogador é convidado a interpretar o mundo ao seu redor com a mesma liberdade que teria ao analisar um sonho. O uso de cores fortes, música etérea e sons perturbadores completam o clima, reforçando a ideia de que não se trata apenas de um jogo, mas de uma experiência sensorial.

Em 8 de dezembro de 2022 foi lançada a Edição Definitiva (Definitive Edition) de Surrealidade na Steam. (store.steampowered.com) Essa versão traz uma série de melhorias e conteúdos adicionais, como material extra, making-of, vídeos de bastidores, artes conceituais, suporte para língua inglesa, novos diálogos, mini jogos bônus, entre outros. A interface e os textos foram adaptados para suportar múltiplos idiomas, mas a estrutura original do jogo, enredo, visuais e música, permanecem fieis à versão de 1999.

Na mídia brasileira, o jogo recebeu menções em sites especializados em jogos antigos, cultura nerd e colecionismo. Um exemplo é o Colecionando.Games, que destacou em outubro de 2024 que o primeiro lançamento físico foi em 2003 pela Revista do CD-ROM, e comentou sobre o relançamento digital e possíveis versões físicas futuras pela editora Bitnamic. (blog.colecionando.games) Também há presença nas redes sociais de Dimitri Kozma mostrando a revista original da edição 90 em vídeo, algo valorizado pelos fãs dessa cena retrô.

A Edição Definitiva no Steam teve até agora avaliação majoritariamente positiva pelo público, consolidando a relevância histórica de Surrealidade, não apenas como nostalgia, mas como um trabalho que mescla arte, educação (sobre o movimento surrealista) e jogabilidade experimental.

Em 2024 o criador de Surrealidade publicou em seu canal do Youtube um vídeo, onde narrou de forma inédita no mercado brasileiro, seus resultados de vendas de um ano na Steam . O Site Quebrando o Controle registrou esse momento, numa das suas matérias mais lidas de todos os tempos.

Ficha Técnica – Surrealidade: Expressões do Inconsciente

Data de lançamento: 1999 – 2022 (Edição Definitiva)
Desenvolvedores: Dimitri Kosma e Orbe Filmes
Plataforma: PC (Steam)
Produtora: Dimitri Kozma
Distribuidora: Steam

Deixe um comentário