O capítulo quatro do livro Indie Brasilis: Catálogo de Games Nacionais – De Aventuras na Selva [1981] à sua versão mobile [2024], denominado Fase IV ‐ Em busca dos gamers do mundo – Jogos dos Anos 2010, foca no grau de profissionalismo alcançado pelas produções de jogos digitais brasileiros naquela década, alcançando bons resultados no mercado internacional, a exemplo de games como Knights of Pen & Paper, Horizon Chase e Ubermosh, entre outros.

Esse resultado em presença mais expressiva no mercado exterior e na consolidação de estúdios brasileiros se deu, essencialmente, em razão da mescla de elementos da cultura nacional, seja no design visual, nas narrativas ou na forma de criação dos desenvolvedores locais, seja pela habilidade em costurar aspectos criativos diversos, como as referências do Brasil e a experiência da produção internacional, inspirando-se no gameplay e no conceito de inúmeros games de fora do país.

Esta introdução explica, em parte, o processo criativo na produção de Tower Of Samsara, game anunciado em 2016 e cuja versão mais recente, agora rebatizada como Adventure of Samsara, segue em desenvolvimento e deve ser publicada em breve pela Atari.

Ao longo desses cerca de nove anos de produção muitas foram as alterações de rota na criação do game, com a exponencialização da ideia inicial de um game do gênero hack’n’slash para dispositivos móveis até um jogo de ação e aventura em formato de plataforma 2D.

A produção teve início por meio do estúdio indie Time Martelo Nero, capitaneado por Gabriele Marchi, Danilo Ganzella, Guilherme Gaspar e Chris Christodoulou. “Somos uma equipe de desenvolvimento independente com membros no Brasil e na Itália. Atualmente trabalhando em Tower Of Samsara”, comunicaram em uma divulgação do projeto no Kickstarter, sem identificar a origem de Chris Christodoulou, o compositor grego, responsável pela trilha sonora do projeto. Gabriel, italiano, era o programador original da iniciativa, Danilo, o game designer, e Guilherme, o diretor de criação.

A primeira campanha do game, lançada em 2016, aliás, não colheu os frutos pretendidos, como explicaram em julho de 2016 no Indie DB.

“Nosso Kickstarter não saiu como planejado. Mas decidimos continuar com o jogo e tentar novamente no futuro. Também teremos uma build disponível desta vez! Vejam nosso progresso nos últimos meses”, redigiram os criadores do projeto.

“O game revisita a estética clássica de pixel art e a mecânica tradicional de jogos temáticos de plataforma lateral, de Pitfall a Prince of Persia, mas busca inspiração nas filosofias e mitologias, com a intenção de ser uma espécie de ‘Dark Souls 2D’, como afirmam seus produtores”, escreveu Kao Tokio, em reportagem sobre o game, em artigo de abril de 2016, no Drops de Jogos.

“O game foi vencedor na categoria Game Art no SBGames 2015 e finalista de Character Design no Zupi Awards no mesmo ano. Informações detalhadas sobre o processo criativo e produção do jogo estão disponíveis na página de divulgação Thunderclap”, afirmou o jornalista, apresentando o link do log do game, hoje já indisponível online.

Como explicam os responsáveis pelo game no vídeo Introdução ao universo do Tower of Samsara, exibido no canal do Ilex Games, em setembro de 2020 (disponível no final desse texto), em um dado momento, o desenvolvedor Caio Chagas, à frente do Tlön Studios, de Bauru, naquele período, ingressou no projeto e, mais tarde, Marcelo Rigon, do estúdio Ilex Games, de Campinas, também se tornaria um novo elemento na criação do jogo, que contava com a permanência de Guilherme Gaspar como desenvolvedor original da criação. A partir dali, o estúdio Martelo Nero saía de cena para dar lugar ao Ilex Games, agora na condução do processo de criação do time.

“Sobre a filosofia, o jogo oferecerá uma mistura dos vários conceitos espalhadas em várias civilizações ou religiões, o que envolve o budismo, estoicismo, mitologia grega e romana, que irão se unir ao gameplay, fazendo parte de elementos, ações e até na vida e morte do personagem”, comentou artigo assinado por Junior Candido, publicado em março de 2016 no site Arkade e ainda hoje disponível online.

“Há toda uma visão poética/religiosa por detrás da trama (a trilha sonora reforça bastante isso), onde o protagonista vaga por um vasto mundo circundado pelo nirvana, buscando algo que vai além do ‘palpável'”, afirma Oscar R.R., no mesmo mês de março de 2016, em artigo para o Combo Infinito, destacando que o jogador será colocado em situações nas quais “fará escolhas como matar seus inimigos ou poupá-los (ganhando carma bom, ou ruim), fatores assim interferirão posteriormente no rumo do protagonista”.

Em algum momento, naquele longínquo 2016, o time de desenvolvedores decidiu ampliar o foco de sua criação, buscando diversificar por meio da produção de uma versão do game para o portátil da Sony:

“Vocês pediram, nós ouvimos! Devido ao enorme apoio dos fãs do PlayStation, a equipe da Martelo Nero decidiu incorporar a meta estendida do PS Vita à nossa meta principal [da campanha do Kickstarter]”, exulta a redação da nota presente na página da campanha de financiamento coletivo.

“Já está sabendo? Fomos selecionados para apresentar o Tower of Samsara no GDC Pitch, evento do @official_gdc”, divulgou a conta do estúdio Ilex Games, em postagem de 2023, no Instagram.

“O GDC Pitch é um evento especial projetado para ajudar participantes selecionados a praticar suas habilidades de pitching. Dez estúdios (ao longo de dois dias) vão apresentar seus jogos para uma plateia ao vivo, seguidos de perguntas, conselhos e feedbacks. Em seguida, os jurados declararam o “Melhor Lançamento” do dia e concedem dois passes All-Access gratuitos para o GDC 2024. A Ilex apresenta o @towerofsamsara no primeiro dia de evento: 22 de março, quarta-feira”, comemora o estúdio, na postagem daquele ano.

“Das informações limitadas que temos atualmente, Tower of Samsara acompanha um protagonista que é, na verdade, uma representação digital de si mesmo, um ‘Avatar’. Este avatar viaja por vários reinos da existência na tentativa de alcançar o Nirvana e escapar do ciclo interminável de morte e renascimento. Sua estilização se enquadra perfeitamente na categoria metroidvania, com impressionantes pixel art e paisagens interativas. Também apresenta uma mecânica única em que seu avatar entra em estado meditativo e utiliza uma lâmpada para revelar caminhos/itens ocultos, derrotar inimigos e resolver quebra-cabeças”, avalia o articulista Jeremy Snow, em texto de fevereiro de 2025, disponibilizado no site The Geekly Grind.

“Minha principal preocupação com Tower of Samsara era o foco na espiritualidade – será que a opressão de ensinamentos budistas poderia afastar as pessoas? Não. Da forma como o jogo foi projetado, pelo menos segundo Guilherme, você não deve se sentir pressionado de uma forma ou de outra. Deixar ‘migalhas de pão’ para os iniciados nessa arte é suficiente, e os curiosos provavelmente explorarão os ensinamentos budistas à sua maneira e no seu próprio ritmo. Além disso, há muito mais motivos para se empolgar do que se preocupar em Tower of Samsara. As paisagens pixeladas, pelo menos as limitadas que vimos, parecem incríveis”, continuou o redator do site norte-americano de cultura geek.

No final do mês de maio desse ano, a parceria com a publicadora Atari foi anunciada, com a exibição de um trailer exclusivo no site do IGN internacional. Com a novidade, veio também a divulgação do novo título do projeto, Adventure of Samsara.

O trailer exibe a atualização da jogabilidade do projeto, os inimigos a serem enfrentados e outros conteúdos, além da informação da chegada do game para os consoles Xbox, GOG, Steam, Nintendo Switch, PS5 (PlayStation 5) e PS4 (PlayStation 4).

“O jogo foi anunciado durante o Summer Game Fest 2025 e ele tem uma página original no Steam. As informações foram confirmadas com Marcelo Rigon, que é diretor do estúdio e é presidente da ACJOGOS-SP, a associação regional de desenvolvedores de São Paulo”, escreveu o jornalista Pedro Zambarda, no site Drops.

Interessados podem acompanhar as novidades de Adventure of Samsara na página oficial do game no Steam.

Abaixo, é possível conferir o trailer da produção original, em 2016, o vídeo recentemente disponibilizado pela parceria da Ilex Games com a Atari e o bate-papo dos atuais responsáveis pela produção do jogo.

Imagem: Shacknews

Ficha Técnica

Data de lançamento: 2018
Desenvolvedor: Time Martelo Nero/Ilex Games
Publicadora: Atari
Dispositivo/Console: PC [Steam/GOG]/Xbox/Nintendo Switch, PS5/PS4
Gênero: Plataforma/Soulslike
Número de jogadores: 1 jogador

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