Poucos jogos independentes brasileiros conseguiram romper fronteiras e alcançar repercussão global. Um dos maiores exemplos é Pesadelo – o Inicio, lançado em 2013 pela desenvolvedora brasileira Skyjaz Games. O título ganhou notoriedade internacional quando o influenciador PewDiePie, na época o maior canal de games do YouTube, publicou um gameplay da obra. O vídeo viralizou rapidamente, fazendo com que o game se transformasse em um dos representantes mais conhecidos do terror nacional, no cenário mundial. Alguns anos depois o jogo ganhou uma sequência.

Mas essa história não começou assim, do nada. Inicialmente como Entortament Entertainment, a “empresa” formada por dois estudantes, lançou um jogo para IOs (iPhone), chamado LabyrinthStars, que não está mais disponíveis nas stores.

Em 2012, mudaram o nome para Skyjaz Games e como um deles era estudante de Game Design, resolveram fazer um jogo de terror, para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Reza a lenda que, devido ao prazo apertado para a entrega do trabalho, o jogo foi feito despretensiosamente em apenas 6 dias. No ano seguinte o jogo foi disponibilizado gratuitamente na internet e, por uma dessas “casualidades” da vida ele foi tema de um vídeo do PewDiePie e, na época, o jogo explodiu em popularidade.

A Fórmula Do Medo

Pesadelo é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa, ambientado em cenários sombrios, como corredores abandonados, ambientes sujos e cheios de detalhes macabros. Sua principal força está na atmosfera opressora, construída através de efeitos sonoros realistas, aparições repentinas e enigmas que exigem do jogador uma constante sensação de vigilância.

Com recursos limitados, a Skyjaz apostou na imersão e na tensão crescente, o que o aproximou da escola de terror inaugurada por títulos como Amnesia: The Dark Descent e Slender: The Eight Pages. O diferencial, no entanto, estava no estilo único do game brasileiro: uma combinação de sustos inesperados, puzzles inteligentes e uma narrativa perturbadora.

O sucesso internacional de Pesadelo foi impulsionado quando PewDiePie, ainda no auge de sua popularidade com vídeos de “Let’s Play”, escolheu o jogo para uma de suas séries de terror. A reação exagerada e carismática do youtuber diante dos sustos proporcionados pelo game foi suficiente para catapultar o título para milhões de espectadores no mundo inteiro. Esse vídeo ainda pode ser assistido (clique aqui).

De repente, um jogo independente brasileiro estava sendo comentado em fóruns internacionais, sites especializados e redes sociais. Muitos jogadores estrangeiros baixaram a versão original para experimentar por conta própria a experiência aterrorizante criada por uma equipe brasileira.

Pesadelo: Regressão – a continuação

O sucesso do primeiro título abriu caminho para uma sequência, chamada Pesadelo: Regressão, lançado em 2015 na loja Steam e com o preço aproximado de R$ 19,00. O novo capítulo expandiu a proposta inicial, apresentando gráficos mais refinados, ambientes ainda mais elaborados e uma narrativa mais densa.

Em Regressão, os jogadores mergulham em um ciclo de horrores psicológicos que mistura realidade e alucinação. A jogabilidade manteve o foco na exploração e na resolução de enigmas, mas trouxe novos elementos, como maior interação com o ambiente e um ritmo mais dinâmico.

A recepção da sequência foi positiva, principalmente entre os fãs que ansiavam por mais conteúdo dentro daquele universo sombrio. Embora não tenha alcançado a mesma explosão midiática do primeiro jogo, consolidou a Skyjaz como um estúdio capaz de criar experiências de terror marcantes.

O destino final de um pesadelo

O primeiro game alcançou um marco: mais de 2 milhões de downloads na época do sucesso, tornando-se um dos jogos brasileiros mais baixados, especialmente após vir a público em gameplay de PewDiePie. Ainda pode ser encontrado em repositórios, mas sem distribuição oficial ativa.

A sequência também estreou no Steam com boa recepção, mas, com o tempo, foi removida da loja, alegadamente por ter ficado mais famoso pela “pirataria” (via torrente) do que propriamente pelas vendas.

Atualmente, não há notícias oficiais sobre relançamentos ou disponibilização dos títulos em outras plataformas, embora inicialmente houvesse intenção (na época) de portar Regressão para PlayStation 4 e disponibilizá-lo em outras lojas como a Nuuvem no Brasil

A Skyjaz Games, estúdio paulista fundado em 2013, foi responsável pelos dois jogos da série. Tinha como fundadores Jasiel Macedo e Stefano Maglovsky.

(c) Bruno Izidro

Outros projetos registrados, como Deliverace – Battle Racing (um jogo de combate veicular apresentado na BGS 2018) e outros em desenvolvimento, indicavam diversificação de foco. No entanto, o estúdio foi encerrado em 2020 e não está mais ativo.

Do cenário universitário ao estrelato internacional, a jornada de Pesadelo e sua continuação Regressão é um exemplo icônico de como a combinação de narrativa envolvente, criação independente e divulgação por influenciadores pode catapultar um jogo nacional ao reconhecimento global. Infelizmente, a trajetória, embora brilhante em seu auge, foi truncada com o fechamento da Skyjaz, deixando esses títulos fora do alcance fácil para novos jogadores.

Ficha Técnica – Pesadelo – O Início
Data de lançamento: 2013
Desenvolvedores: Stefano Maglovsky e Jasiel Macedo
Plataforma: PC
Produtora: Skyjaz Games

Ficha Técnica – Pesadelo – Regressão
Data de lançamento: 2015
Desenvolvedores: Stefano Maglovsky, Jasiel Macedo e Jefferson Marques
Plataforma: PC
Produtora: Skyjaz Games

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