Mullet MadJack é um game desenvolvido pelo estúdio Hammer95 e publicado pela Epopeia Games, que conquistou editores e articulistas de sites brasileiros e internacionais, pela qualidade do projeto, que mistura um design visual eletrizante e um gameplay acelerado, no gênero definido como boomer shooter, isto é, uma categoria de jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) que emula intencionalmente o design frenético em estilo arcade de clássicos dos anos 90, como DOOM.
Em outubro do 2025, ninguém menos que um dos ‘pais’ do FPS, o designer de DOOM, John Romero, gravou uma live jogando nada menos que a produção brasileira, que chegou ao mercado oficialmente em 15 de maio de 2023 por meio da plataforma Steam e ganhou espaço nos consoles, posteriormente.
Na transmissão ao vivo, realizada por meio de seu canal de Twitch, era possível ver e acompanhar as reações do profissional com o jogo, entre expressões de surpresa e afirmações que confirmavam sua animação com o projeto, derivado dos conceitos originais de seus próprios trabalhos, tais como o já citado DOOM, Quake e Wolfenstein 3D, entre outros.
Não é de admirar que Mullet MadJack tenha causado boas impressões em Romero. Como identificou o criador do projeto, Alessandro Martinello, esse resultado é fruto da boa safra de games desenvolvidos no país, que se destacam pela originalidade, game design consistente e pelas cores impactantes dos games nacionais. “Foi por causa que vários jogos bons foram feitos no passado, que agora esses jogos aqui podem brilhar”, confidenciou o desenvolvedor a este repórter, em bate-papo realizado em junho de 2024, na gamescon latam, em São Paulo.
Sandro falava à ocasião sobre o interesse demonstrado pela Nintendo nas boas produções nacionais que surgiam à época e como a receptividade ao game da Hammer95 foi afável e positiva: “A Nintendo quer jogos brasileiros legais”, explicou. “Quando ela viu nosso projeto ela já quis por no estande para dar essa força e mostrar para as pessoas que tem jogos legais sendo feitos no Brasil”, complementou, ciente do nível de excelência da produção de seu time de desenvolvedores. “A gente só tá voando porque outros jogos brasileiros tiveram que caminhar antes da gente”, declarou com humildade.
Além das referências aos FPS clássicos, o game mescla conceitos visuais herdados diretamente de animes dos anos 1990 e uma estética que lembra jogos como Hot Line Miami, Katana Zero ou o também brasileiro Unsighted. Outra evidência do esmero da produção está certamente no fato de o jogo ter conquistado mais de mil avaliações positivas no Steam, um valor superior a meio bilhão de wishlists antes do lançamento na loja virtual e a comercialização de milhares de cópias, pagando integralmente a produção em poucas horas após seu lançamento oficialmente.
“Ahahah, muito bom, muito bom!”, expressou Romero em vários momentos, divertindo-se durante o gameplay ao vivo para o público. “Em frente, em frente, vamos detonar. É… engula isso!”, ia comentando, aos risos. Por mais de duas horas, até finalmente se render à maratona de tiros e destruição incessante proporcionada pelo boomer shooter nacional.
Em outubro de 2024, o game da Hammer95 Studios conquistou o prêmio de Melhor Jogo do Ano e uma Menção Honrosa pelo excelente desempenho em vendas e nos sites de avaliação de jogos digitais e mídias, como visto nos elogiosos artigos de jornalistas de sites renomados como IGN norte-americano, Polygon, que classificou o roguelike FPS como uma das sete demos essenciais que deveriam ser experimentadas pelos jogadores no Steam, PCGamesN avalia, que comparou Mullet MadJack ao predecessor DOOM, o jornal britânico The Mirror, para quem o game traz o conceito de distopia em sua essência, e Rock, Paper, Shorgun, que classificou o jogo como “caos FPS desenfreado”. No ano seguinte, sagrou-se vencedor na categoria Melhor Jogo Brasil no BIG Festival, da gamescon latam.
“Muito legal. É isso aí, pessoal, esse é o Mullet MadJack. Eu nunca havia jogado até agora e eu gostei. É um jogo doido, realmente doido”, afirmou Romero encerrando o gameplay. “[O game] é muito rápido, tipo ‘velocidade ultrakill’, se não for ainda mais veloz”, avaliou. “É, é bem louco”, finalizou na live, que durou mais de duas horas.
Mullet MadJack, que está disponível nos idiomas inglês, português, espanhol, coreano, russo e japonês, pode ser adquirido no Steam por apenas R$ 49,95 na versão original, ou em outras modalidades, como os pacotes Ultrakill e Zoomer Shooter.
Abaixo, é possível assistir à live completa de John Romero, nas versão original em inglês.
Imagem: frame de vídeo
