O cientista da computação Rodrigo Vertulo disponibilizou, há cerca de uma semana, seu game casual Fishlane, que evoca ares de games da era clássica do console Atari VCS 2600.

“Pessoal, publiquei um novo game casual no meu site para jogar online: o FishLane! É um jogo retrô inspirado na mecânica do clássico arcade Tapper. Desenvolvi o projeto buscando aquele visual ‘Atari Like’ que muita gente gosta”, escreveu na divulgação da novidade, na rede social LinkedIn.

Como afirmou o desenvolvedor, no jogo, “você comanda um barco de pesca e o perigo vem de todos os lados. O objetivo é simples: capture os peixes verdes, evite os vermelhos (venenosos) e não deixe o tubarão vermelho encostar no seu barco!”, alertou, destacando aspectos do game design focado na experiência retrô do projeto.

“Tentei criar ao máximo aquela estética da década de 80, com scanlines e tudo. É nostalgia para quem curte os antigos arcades e o bom e velho Atari”, enfatizou na postagem.

A criação foi publicada online e pode ser jogada diretamente no navegador. “Para jogar no computador use as setas para cima e para baixo e a barra de espaço. Para jogar em dispositivos mobile, toque na parte de cima e de baixo do jogo para mover o barco para cima e para baixo. Toque no centro do jogo para soltar o anzol”, orienta o responsável pelo game.

O mérito da produção reside, tanto quanto nas diversão proporcionada aos interessados, no exercício de game design que a iniciativa oferece ao seu desenvolvedor, ao conceber aspectos técnicos e conceituais que lhe permitam idealizar uma proposta lúdica capaz de emular a sensação de gameplay dos jogos antigos, trabalhando no campo psicológico do saudosismo retrô, focado em soluções disponibilizadas pelas novas tecnologias, sem perder o charme das referências dos games originais de um dos mais famosos consoles da primeira era dos videogames domésticos.

Que surjam, em breve, outros projetos do desenvolvedor.

Imagem: reprodução

Deixe um comentário