A revista Jogos 80 é quase um sinônimo de jornalismo de games de resistência brasileiro. Produzida por um grupo de entusiastas em retrogames, consoles do passado e, sobretudo, em compiutação do milênio passado – muito antes do advento dos PCs e da internet – a publicação tem periodicidade semestral e vem sendo editada e disponibilizada gratuitamente online desde 2004, e fechou os 21 anos de edições no final do ano passado.

Em comemoração às duas décadas de existência da revista digital, os inquietos responsáveis pela produção editorial realizaram, em parceria com a publicadora Bitnamic Software, o lançamento do game Gráfica Maluca, desenvolvido pelo programador Fernando Salvio, também criador de outros jogos, como a série Alien Holocaust e Jataí – The Bee, todos pela mesma empresa.

“Estamos lançando um novo jogo, desta vez para o Atari 2600”, informou o texto de divulgação da novidade, no final de 2025. “Assuma o papel de Ricardo ‘Caçulo’, o estagiário mais ágil do Retrogaming nacional, e ajude a equipe da revista a imprimir as edições antes dos maiores eventos do Brasil! Corra contra o tempo, reponha cartuchos de tinta, desvie de carrinhos malucos, drones desgovernados e estagiários apressados — tudo isso enquanto coleta sprites e bônus inspirados nos maiores clássicos do Atari”, anunciava a informação divulgada.

Embora o contexto da criação pareça falar apenas para conhecedores da Jogos 80 ou seu time de realizadores, o projeto buscou ganhar novos horizontes e o game design da produção se destaca por trazer no gameplay uma grande quantidade de referências ao universo dos retrogames e easter eggs de jogos famosos e reconhecidos pelo grande público, como Super Mario Bros. e ET, entre outros.

“Com gráficos autênticos e jogabilidade frenética, Gráfica Maluca é uma homenagem irreverente à Era de Ouro dos videogames. Inclui fases bônus hilárias e referências que só os verdadeiros Retrogamers vão notar”, exalta a divulgação. “O mais interessante desse [cartucho] é que ele tem toda essa metalinguagem e essa homenagem. Os outros jogos foram criados, do nada, o Alien Holocaust foram ideias que nós tivemos, você [no caso, Marcus Garrett] e eu, o Jataí foi uma ideia própria, o Em Busca dos Tesouros foi uma reprodução do jogo antigo, já esse é um jogo novo também, [que] tem uma forma de jogar diferente, que o Atari proporcionava isso, ele não é um shooter, não é uma aventura 2D, ele é um jogo de um cara numa gráfica”, comentou Salvio em um vídeo gravado durante a BGS 2025, que este repórter acompanhou presencialmente.

A produtora do game, a publicadora Bitnamic Software, tem investido nos últimos anos em obras que registram históricos relacionados aos jogos, consoles e microcomputadores no Brasil e em games para equipamentos antigos, como a versão 2020 de Amazônia, de Renato Degiovani – com uma caixa que incluía fita K7, contendo o Aventuras na Selva para o ZX81 e ZS Spectrum, os disquetes tradicionais de 3 1/2′ com a versão do jogo para computadores MSX e o CD-Rom com versões do jogo em PC DOS para computadores com placas de vídeo CGA, VGA e SuperVga – e Em Busca dos Tesouros, clássico de Tadeu Curinga da Silva, para PC, ZX81 e Atari 2600, entre outros trabalhos que valem ser conhecidos e adquiridos na loja online da empresa.

A equipe da Revista Jogos 80 também mantém um permanente acervo online de todos os números da publicação disponíveis gratuitamente para download no site oficial da iniciativa.

A 30ª edição comemorativa dos 21 anos de publicação da revista, com sua missão de preservar a história da microinformática e dos videogames clássicos no Brasil, lançada em dezembro passado, pode ser adquirida em versão física ao preço de R$ 115, um preço que alguns talvez considerem elevado, mas que conta com mais de 130 páginas de artigos e informativos exclusivos.

Gráfica Maluca, o novo game em homenagem à revista, está disponível ao preço de R$ 139, na Bitnamic Software.

Abaixo, você assiste ao vídeo completo, com a apresentação de vários momentos com os easter eggs inseridos na criação.

Imagem: fotomontagem com registros fotográficos de Kao Tokio

Deixe um comentário