Pense em um jogo de baseado em turnos, criado a partir da narrativa de uma HQ inspirada em um RPG produzido por brasileiros. O resultado? Reverie Knights Tactics.

Reverie Knights Tactics é um game que traz uma história concebida a partir do universo de Tormenta, RPG brasileiro de fantasia medieval, criado em 1.999 pelos rpgistas Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan. O projeto pode ser apresentado como um RPG tático de turnos com batalhas em cenários isométricos, onde as decisões do jogador podem alterar os rumos da história e as configurações dos personagens.

No game, o jogador irá liderar uma equipe de heróis, cada um com habilidades especiais e distintas, que permitem o uso de múltiplas estratégias de batalha para derrotar seus inimigos.

A trama do jogo envolve um grupo de personagens diversos, com características únicas e suas particularidades de combate, que embarca em uma expedição para encontrar Lenórienn, a cidade élfica desaparecida, com o objetivo de salvar os entes queridos dos heróis, enquanto lutam contra a ameaça goblinóide que espalha terror pelo continente, em um roteiro que utiliza o saga Dungeon Crawlers, roteirizada por Cassaro, além de elementos do mundo criado como cenário para o RPG Tormenta.

A protagonista principal do jogo é Aurora, uma clériga de Tanna-Toh (a Deusa do Conhecimento do mundo de Arton, a terra de Tormenta), que viveu uma infância pobre nas ruas de Malpetrim. Ao ser adotada pela ordem da divindade, torna-se uma serva devotada da ordem. Brigantine, sua melhor amiga, une-se na batalha e faz o contraponto, com atitudes divertidas e desajuizadas, atuando como guerreira e tanque do grupo ao longo do jogo. Fren, o caçador elfo sobrevivente da queda de Lenórienn, é o condutor da expedição através da floresta de Myrvallar e segue de forma misteriosa, com uma motivação pessoal na missão a ser revelada ao longo da história. Hellaron, o último integrante da missão, é um golem, um artefato de Tanna-Toh, que assume o papel de healer e suporte nos combates.

Aurora inicia sua jornada e logo está junto aos companheiros para combater a praga maligna que se espalha pelo mundo. De acordo com a história, a situação tem início muito antes, quando a Ordem de Lennorien envia tropas para combater os goblins que vem dominando vários territórios e adentrando suas fronteiras. Anos após o envio das tropas, sem informações sobre o resultado desta movimentação bélica, a filha de um dos soldados, Aurora, é enviada para encontrá-los.

Criando uma camada adicional de complexidade que impacta diretamente no gameplay, um sistema de Ordem e Caos existente no jogo altera as possibilidades de escolha de acordo com as situações que acontecem com o grupo em momentos específicos da narrativa, com as partes em formato de visual novel permitindo que você escolha determinadas respostas, alterando o enredo e as interações com outros personagens.

O jogo não apresenta grandes diferenciais para jogadores familiarizados com RPGs táticos, embora ofereça mais de uma opção para as estratégias de batalha. Você pode controlar até quatro personagens simultaneamente em combate, cada um com suas próprias armas, habilidades e atributos. As batalhas são baseadas em turnos e, na maioria das vezes, você ataca primeiro, à exceção de momentos nos quais os inimigos emboscam a equipe, quando a ordem de ataques se inverte. Os níveis de dificuldade permitem jogar no Modo Normal ou escolher o Modo História, que se concentra mais na narrativa, com batalhas mais fáceis.

A arte do projeto é um dos pontos de destaque da produção, totalmente ilustrada de forma artesanal, com cenários belíssimos desenhados na técnica tradicional de papel e lápis, e coloridos digitalmente. “Como ilustrador do jogo, este é um assunto próximo e querido do meu coração. Todas as artes do jogo foram desenhadas à mão. Foram necessárias quase 400 folhas de papel para ilustrar o jogo todo […] Trabalhar em Reverie Knights Tactics foi maravilhoso, definitivamente uma das melhores experiências que tive na minha profissão até hoje”, declarou o designer visual do projeto, EdH Müller, em um relato pessoal sobre o desenvolvimento do game, no portal Xbox.

Reverie Knights Tactics pode ser adquirido nas principais lojas virtuais de games e no Steam.

Nome: Reverie Knights Tactics
Gênero: RPG de fantasia asométrico baseado em turnos
Platformas: PC (Steam, GOG, Epic Game Store), Xbox One e PlayStation 4
Desenvolvedor: 40 Giants Entertainment
Publicadora: 1C Entertainment
Lançamento: 25 de janeiro de 2022

Imagem: reprodução

Deixe um comentário