O Insane, estúdio independente brasileiro de jogos digitais, vem produzindo, desde 2015, Profane, um game do gênero MMORPG que exibe imagens impactantes e que segue em desenvolvimento desde então, sem data confirmada para o lançamento, embora mantenha uma grande base de interessados com crescente expectativa desse público.

“Profane é um MMORPG Sandbox com ênfase na liberdade do jogador, ambientado em um cenário de espada e fantasia. Aventure-se em um mundo aberto e dinâmico que reage às suas ações, fazendo com que cada aventura seja uma nova experiência”, informa o site oficial do projeto.

O time confirma o início dos trabalhos no game Profane em 2015, “momento em que nosso estúdio completava 6 anos de vida e contava com um time de 15 desenvolvedores”, esclarecem em texto sobre o desenvolvimento da produção no site da Insane. O Profane sempre esteve nos nossos planos e foi o principal motivo para termos fundado a INSANE. Por ser um desafio muito grande, decidimos que era preciso trabalhar primeiro em outros projetos menores para ganharmos experiência, musculatura e formarmos o time certo. Quando entendemos que o momento tinha chegado, o Profane passou a ser o único projeto do estúdio”, informam.

O time também observa que uma versão pré-Alpha foi lançada em março de 2018, em acesso antecipado para um grupo seleto de apoiadores com o objetivo de validar o game design do Profane e também testar a capacidade de realizar atualizações, adicionando novos conteúdos e corrigindo bugs, entre outras demandas do processo.

​Posteriormente, o desenvolvimento do Alpha foi iniciado em 2019 e segue em andamento até a atualidade. “A nossa prioridade tem sido criar ferramentas sistêmicas que permitam desenvolver novos conteúdos, balancear o jogo mais facilmente, criar novos mapas e outras funcionalidades, de forma eficiente e escalável”, comunicaram, acrescentando que, em 2022, iniciaram os testes de funcionalidades isoladas com a comunidade, como o Teste de Combate Básico e trabalhando para adicionar novos conteúdos para serem testados pela comunidade de fãs da iniciativa.

O background da criação também mergulha em um roteiro com aspectos que valorizam a experiência de jogadores já acostumados a mundos de fantasia com elementos do período medieval da história da humanidade com um toque de universo fantástico.

“No mundo de Semisus, tudo está conectado aos cinco elementos: Luz, Sombra, Natureza, Mente e Instinto. Após um longo período de guerra, onde uma Inquisição quase extinguiu a magia do mundo, os jogadores entram em cena. Chegou a hora de descobrirem as ruínas de antigos impérios, desvendarem os mistérios de uma entidade enigmática, recuperarem a magia dos cinco elementos e criarem sua própria história”, explica o contexto da produção.

Os desenvolvedores afirmam que cada nova aventura no mundo de Semisus apresenta um desafio contra uma poderosa criatura. “Então prepare-se para surpresas e situações imprevisíveis! Monstros e NPCs nem sempre terão a mesma força ou estarão nos mesmos lugares. Fenômenos climáticos podem trazer grandes surpresas! Experimente o verdadeiro significado de exploração e aventura!”, convoca o estúdio.

Em razão do caráter indie mantido pelo perfil da produção desde seu início, o time parece não ter pressa em finalizar o andamento dos trabalhos, zelando pela qualidade e constante aprimoramento de sua criação. “Por ser um desafio muito grande, decidimos que era preciso trabalhar primeiro em outros projetos menores para ganharmos experiência, musculatura e formarmos o time certo”, descreve o estúdio no site.

“Somos um estúdio independente brasileiro de jogos fundado para criar Profane”, confirma o texto informativo do projeto. “Nos nossos primeiros anos, desenvolvemos diversos jogos para adquirir experiência e maturidade na indústria, e em 2015 Profane se tornou nossa principal prioridade e único projeto, contando atualmente com quase 50 profissionais trabalhando nele. Profane está em fase alfa e está sendo desenvolvido para PC/Windows”, finaliza o informe.

De acordo com o relatado à reportagem de Rômulo Justen para o site Folha Vitória, a empresa já trabalhou no desenvolvimento de diversos títulos, como “Rust In Pieces”, “Freak Buddy”, “Bubble Up”, “Earth Under Siege”, “Plasmatron”, “Coelhadas da Mônica” e “Jogo do Cascão”, dentre outros que foram feitos em parceria com grandes estrelas do futebol.

A desenvolvedora também atualizou, em 2025, o roadmap do projeto para um primeiro playtest fechado, previsto para acontecer no dia 18 de agosto, apresentando modelos otimizados para os personagens, novas opções de customização, novas animações para os combates e mecânicas de coleta de recursos, melhorias em vários sistemas de jogo e correções técnicas, segundo informações do site MmorpgBR, que trouxe os detalhes mais atualizados sobre o projeto após vários anos sem novidades.

A data de lançamento de Profane ainda segue em aberto e deve ser anunciada futuramente. Para outras informações, basta seguir a conta oficial do estúdio no Instagram.

Nome: Profane
Gênero: RPG Sandbox
Platforma: PC
Desenvolvedor: Insane
Publicadora: Não há
Lançamento: Não há

Imagem: reprodução

Deixe um comentário