Ninguém sabe ao certo quando e onde ele foi criado. Dizem que foi no antigo Egito e teria mais de 3.500 anos. Lendas mais recentes dão conta que ele foi criado em Portugal, na cidade de Almada, por volta de 545 mas se tornou popular mesmo no ano de 1.500 simplesmente porque um navegador famoso levava o jogo em suas longas viagens, para passar o tempo. Adivinha quem era esse navegador? Se pensou Pedro Álvares Cabral acertou.
Num grid 3×3, o objetivo principal do jogo é marcar uma linha reta com a sua letra, seja na horizontal, vertical ou diagonal. O objetivo secundário é não deixar o oponente fazer isso. Só pra saber, existem 362.880 maneiras de se dispor as marcas, no grid.
A grande verdade é que por ser fácil de aprender e de jogar, tornou-se um dos mais conhecidos passatempos mundo afora. Para jogar basta um pedaço de papel e um lápis ou caneta. Sabe onde tem muito papel e lápis? Em salas de aulas de professores chatos.
Não precisa mais que dois alunos entediados, no fundo da sala, trocando a vez de fazer uma jogada e pimba, diversão pura. O Jogo da Vela e seu primo mais sofisticado (Batalha Naval) fizeram a alegria de muita gente e, tão logo os computadores se tornaram eletro domésticos compráveis em lojas de departamento, as primeiras versões do jogo digital apareceram.
Eu joguei muito uma versão publicada na revista Nova Eletrônica de dezembro de 1981. Foi um dos primeiros jogos que digitei e mais adiante aperfeiçoei com melhorias na interface e na apresentação de resultados amplos e por partidas. Fazia parte do aprendizado. Infelizmente, neste caso específico, a revista não creditou o nome do autor do jogo.

Note pela listagem completa do jogo, como ele é simples de entender. Mesmo tendo sido escrito em Basic, a compreensão do seu funcionamento não deve dar muito trabalho. No meu caso, o que mais me chamou a atenção foi a linha 96, onde o autor define uma string que servirá para decidir as jogadas do computador. Uma IA bem primitiva, mas eficiente.
Ao longo dos anos conheci várias versões (em Basic) deste jogo mas em nenhuma delas achei a programação tão elegante. Ainda que isso não seja o essencial, nessa época de código aberto e digitável era divertido analisar como casa desenvolvedor chegava a uma solução, para os problemas propostos.
Se ainda não jogou o “Velha”, na internet tem aos montes. Procure no Google por “jogo da velha” e encontrará até mesmo versões pra jogar na mesma hora, pelo navegador. E se for desenvolvedor, este é um excelente exercício de criação.