São Paulo, 30 de abril de 2025
O desenvolvedor de jogos digitais Renato Degiovani e o jornalista de games Kao Tokio acabam de divulgar informações sobre a criação do “Indie Brasilis: Catálogo de Games Nacionais – De Aventuras na Selva [1981] à sua versão mobile [2024]“, projeto de mídia sobre os jogos produzidos por designers brasileiros, que resgata as origens da produção nacional de jogos, a partir de 1981, até os dias atuais.
O Indie Brasilis é constituído por um livro impresso que contará a história de 60 games desenvolvidos entre 1981 e 2024, como afirma o título, um site homônimo com atualização permanente, trazendo informações sobre os games não elencados na obra impressa, e um canal de vídeos, contendo entrevistas com os desenvolvedores de jogos do país.
“O livro Indie Brasilis trará um compilado de informações de jogos clássicos das décadas de 1980 até 2020 e, pela primeira vez, detalhes de games muito pouco conhecidos ou sem quaisquer registros, a exemplo de Disco Laser e Aventuras na Serra Pelada, desenvolvidos para computadores baseados na tecnologia ZX Spectrum, os games criados pelos jovens cearenses dos estúdios PISC/GENES, em meados da década de 1980, e projetos como Ciber Cabra, SambaSim e Tacape, entre outros”, informou Kao Tokio, um dos autores, destacando a ampla pesquisa para a elaboração da obra.
O projeto conta, ainda, com a Galeria IndieDevs Brasilis, espaço online no qual as pessoas do mercado desenvolvedor de jogos podem inserir informações se seus currículos profissionais e links de trabalhos autorais, compondo um panorama do game design brasileiro. Interessados podem inserir informações formulário online, gratuitamente em https://forms.gle/SGT5Ld72WVz2s5kL9.
A iniciativa, que conta com patrocínio dos sites Tilt.net e Xuti.net, além do apoio institucional do site especializado Indústria de Jogos da publicadora WarpZone e do portal de notícias QUebrando o Controle, abrirá em breve uma campanha de financiamento coletivo.
O público já pode manifestar seu apoio diretamente na página da campanha, em catarse.me/indiebrasilis.