Chegou o Carnaval, a festa popular, cheio de samba, confete e alegria, mas sempre há quem não suporte a folia de Momo, daqui até os confins da galáxia, e é nesse ponto que começa Carnival Survivors – The Parade, game do estúdio mineiro Enchant Games, que já tem no currículo outros projetos, como Shy Cats Hidden Orchestra e LowFi Hotel.
Como explicam os desenvolvedores no site oficial do estúdio, Carnival Survivors – The Parade é um game que combina “a energia contagiante do carnaval de Belo Horizonte com a emoção do gênero roguelite”, com uma estética 2D cartunesca e colorida, onde o jogador controla um ‘trio elétrico’ que precisa manter o samba na avenida para derrotar as hordas de alienígenas que odeiam o carnaval. “As ruas do centro de Belo Horizonte, a multidão do carnaval e o aspecto urbano foram as referências de pesquisa para as primeiras artes”, descreveram no Dev Log do estúdio.
“Belo Horizonte é invadida por alienígenas que detestam música e humor”, enfatizam os designers, informando que será necessário “construir uma banda de músicos carnavalescos capazes de enfrentar esses invasores aliens”, em um sistema que exigirá decisões para manter o bloco animado, enquanto confrontam as ondas de atacantes espaciais em uma incessante progressão roguelite.
A inspiração para a mecânica do game não esconde as referências a Space Invaders de Tomohiro Nishikado, lançado em 1978 como arcade pela Taito Corporation. O design visual do jogo, porém, segue em outra linha, com artes conceituais carismáticas e uma ambiência cheia de locações belorizontinas, como o cenário do entorno da Pampulha, como a famosa lagoa, o Mineirão e o Mineirinho de fundo, entre outros espaços públicos.
Carnival Survivors – The Parade foi lançado em 24 de setembro de 2025 e está disponível para aquisição no Steam por preços a partir de R$ 14,00.
Imagem: reprodução
