No final de 2024, Kao Tokio convenceu o parceiro Renato Degiovani a, juntos, escreverem o livro Indie Brasilis, criado pra resgatar a história dos mais de quarenta anos de desenvolvimento de jogos nacionais, muitos deles voltados a enaltecer a cultura, a história e o folclore do país na forma de imersões interativas que tiveram início, segundo documentado, com a produção de Aventuras na Selva, com sua primeira versão datada de 1981.

A ideia se converteu em um livro com mais de 360 páginas, contando os bastidores do desenvolvimento de sessenta games brasileiros, trazendo histórias conhecidas, como a criação de Amazônia e Horizon Chase e outros momentos inéditos, como o mito de Palhada City e as muitas etapas na produção de jogos como Toren ou Fobia – St. Dinfna Hotel, entre outros.

Por conta de questões diversas – e talvez de uma divulgação mal trabalhada – a campanha de financiamento coletivo para o projeto não vingou, mas a produção teve continuidade por meio deste site e do canal de vídeos, que contou com algumas inserções, apesar da correria com a vida cotidiana dos autores.

Passada esta etapa e fundo o ano de 2025, com seus avanços e reveses, o Indie Brasilis tem novidades para este ano, como segue:

Publicação do livro
Sim, apesar da campanha não ter alcançado o patamar necessário para a publicação, o livro será impresso, mas não como previsto originalmente. Os autores estão em conversa avançada com uma editora especializada em livros relacionados ao universo dos jogos e o material está sendo revisado, para ser publicado na forma de cinco volumes, um dedicado a cada década do game design brasileiro. O primeiro volume, que cobre a década de 80, tem previsão de publicação já no meio deste ano e, em breve, mais informações serão divulgadas.

Dois Bits de Prosa
O programa em vídeo com entrevistas realizadas pelos autores do projeto com desenvolvedores e personalidades ligadas aos games brasileiros retorna em breve, agora com periodicidade semanal. A ideia, assim como o livro, é disseminar a cultura da produção de jogos produzidos por profissionais e estúdios do país, suprindo lacunas sobre o processo de criação não registrados por nenhum veículo e oferecer espaço para histórias exclusivas sobre o game design nacional.

Indie News
O programa em vídeo com informações sobre os lançamentos de games brasileiros também retorna, agora com periodicidade quinzenal, como forma de permitir que a equipe de produção tenha tempo para elaborar melhor os conteúdos do projeto e abrir espaço para a manifestação dos próprios criadores de jogos.

Todos os games BR do ano
O Indie Brasilis estreará uma nova coluna cobrindo todos os games brasileiros de cada ano, de forma decrescente, como um meio para concentrar em um único veículo o máximo possível de produções nacionais (por mais que essa iniciativa pareça uma loucura).
O projeto começa, portanto, cobrindo os games de 2025 e segue para os anos anteriores. Como um texto com esse mote tem chances de ficar com proporções gigantescas, realizaremos uma pesquisa reversa por mês de lançamento, sendo cada artigo alusivo a um dos meses, começando por dezembro de 2025.
ATENÇÃO GAME DEV: aqui está a sua chance de enviar para o nosso site a sua produção e ampliar o universo da pesquisa elaborada. Emails podem ser encaminhados para o endereço indiegamebrasilis@gmail.com.

EM breve, a gente tem mais novidades.

Imagem: fotomontagem

Deixe um comentário