O FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, evento voltado às artes de novas mídias que mescla tecnologia, vídeos, animações e pesquisas com Game Art, realizado desde o ano 2000, abriu a chamada para novos trabalhos a serem exibidos em suporfes de LED, a exemplo da fachada do prédio da FIESP, marco tradicional da exibição de prodção artística digital na Avenida Paulista, em São Paulo.

“Submeta sua proposta de arte pública em suportes LED para a chamada do FILE. A convocatória está aberta até 19 de fevereiro de 2026, convidando artistas a explorar narrativas visuais no espaço urbano mediadas por tecnologias luminosas”, comunica a postagem da organização em sua conta oficial no Instagram.

Entre as possibilidades de exibição dos trabalhos, está o Festival LED SHOW, um programa expositivo dedicado a obras digitais site-specific, concebidas para a Galeria de Arte Digital — painel de LED integrado à fachada do edifício da FIESP, na Avenida Paulista.

“O festival investiga articulações entre imagem em movimento, luz como matéria, arquitetura e território urbano, enfatizando o uso dos dispositivos luminosos como meio estético e crítico. As obras estabelecem diálogos com a tridimensionalidade arquitetônica, a escala metropolitana e os fluxos do espaço público, convertendo a fachada em um dispositivo narrativo, performativo e sensorial”, continua o texto da postagem.

Como afirma, o LED SHOW propõe experiências visuais imersivas que expandem o campo do audiovisual experimental e reconfiguram a percepção coletiva da cidade, integrando tecnologias digitais, práticas artísticas contemporâneas e o contexto urbano.

O FILE 2026 acontecerá no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, entre os dias 18 de agosto e 10 de outubro de 2026, e as inscrições estão disponíveis no formulário online.

Imagem: reprodução

Deixe um comentário